terça-feira, 30 de junho de 2015

Aula prática de permeabilidade do solo

por Juliana Pacheco

Você sabe para onde foi a chuva? E se chovesse todos os dias, mas a água não escoasse para algum lugar? Precisamos saber que apesar da areia, argila e rocha serem sólidos existem espaços entre os grãos que formam essas estruturas chamadas de poros, que são responsáveis por deixar a água passar.

Nesse assunto além da porosidade é importante sabermos o que é permeabilidade: a capacidade de transmitir fluidos, no caso da permeabilidade do solo por exemplo é a capacidade de absorção de chuva pelo mesmo. Quando o solo é permeável a água da chuva passa por ele com facilidade, e se o solo for pouco permeável a água terá mais dificuldade para transpassa-lo.

A permeabilidade do solo é um assunto de extrema importância. Quem nunca viu em um noticiário na TV ou na internet falando das enchentes que ocorrem principalmente em São Paulo? Isso acontece porque cada vez mais são construídos prédios, calçadas e asfaltos e essas construções são pouco permeáveis assim há pouca passagem de água inundando as ruas.

Para trabalhar a permeabilidade do solo com os alunos fizemos uma experiência usando três funis, 3 Erlemeyer, areia, argila, algodão e água. A turma foi dividida em três grupos, cada grupo montou um funil, o grupo 1 fez apenas com areia, o grupo 2 fez com argila e o grupo 3 montou seu filtro com areia e argila. Com todos os filtros prontos os alunos colocaram 150ml de água em cada observando em qual a água iria passar primeiro e qual iria demorar mais.

Com essa experiência eles chegaram a conclusão que a areia é a mais permeável, mas a água que passava por ela ficava suja, a argila é pouco permeável pois foi a que demorou mais para começar a passagem de água e a areia+argila não é tão permeável quanto a areia mais a água que a ultrapassava chegava ao outro lado limpa.


Os alunos elaboraram textos falando sobre o que acharam e aprenderam com a atividade.

“A aula pratica me ajudou porque nós podemos ver o que acontece e é muito legal eu acho que ajuda ao invés de nós ficarmos copiando nós podemos ver o que acontece.” (Hiago Martins - 6 °A)

“A aula prática sobre permeabilidade do solo me ajudou a entender que a areia é muito permeável e a argila pouco permeável e não impermeável, coisas que antes só no livro eu entendia, mas não era a mesma coisa.” (Mariana Cristina - 6°A)

“A aula de ciência me ajudou muito, principalmente a aula prática, e eu gostei era legal, divertidade e explicava melhor.” (Sandrey Carvalho - 6°A)

“A areia é formada por grãos um pouco maiores e que deixam a água passar com facilidade. A argila é formada por grãos menores e bem grudados um no outro por isso é pouco permeável.” (Willian Klüber - 6°A)

postado por Bernardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário