sábado, 20 de junho de 2015

Aula prática do Vulcão no Colégio Alberto Rebello

        por Gabriela Chagas

        Está claro que as aulas práticas ou experimentos nas aulas de ciências ajudam no desenvolvimento de conceitos e despertam interesse no aluno sobre o assunto.


          Para que os alunos do 6º ano do Alberto Rebello Valente pudessem entender e ver o que é vulcão, como ele é formado, como ele entra em erupção, o que é o magma, entre tantas outras dúvidas que surgiram, realizamos um experimento fácil e com materiais simples.

          Em sala de aula a professora Adriane explicou que vulcões são estruturas geológicas formadas a partir do encontro entre as placas tectônicas que apresentam um formato montanhoso e uma abertura na crosta terrestre, por onde saem magma, cinzas, gases e poeiras. Para entender todo esse processo e quais são as conseqüências que eles trazem foi realizada uma prática, onde, divididos em grupos, os alunos fizeram a montagem dos vulcões com o uso de argila, garrafas, jornais, tábuas de madeira como apoio e para enfeitar colocaram miniatura de animais.


           Em seguida nos reunimos em volta de cada vulcão para fazer-los entrar em erupção. Utilizando apenas bicarbonato de sódio, vinagre e suco em pó, os alunos puderam ver que a erupção de um vulcão resulta num grave desastre natural, compreenderam a sua estrutura básica e quais os tipos de materiais são expelidos numa erupção vulcânica.


           Uma atividade simples e prazerosa que garantiu a participação dos alunos e resultou na aprendizagem dos mesmos.

Confira o vídeo da erupção :)



postado por Bernardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário