por Gabriela Chagas
Está claro que as aulas
práticas ou experimentos nas aulas de ciências ajudam no desenvolvimento de
conceitos e despertam interesse no aluno sobre o assunto.
Para que os alunos do 6º ano do Alberto Rebello Valente
pudessem entender e ver o que é vulcão, como ele é formado, como ele entra em
erupção, o que é o magma, entre tantas outras dúvidas que surgiram, realizamos
um experimento fácil e com materiais simples.
Em sala de aula a professora Adriane explicou que vulcões
são estruturas geológicas formadas a partir do encontro entre as placas
tectônicas que apresentam um formato montanhoso e uma abertura na crosta
terrestre, por onde saem magma, cinzas, gases e poeiras. Para entender todo
esse processo e quais são as conseqüências que eles trazem foi realizada uma
prática, onde, divididos em grupos, os alunos fizeram a montagem dos vulcões
com o uso de argila, garrafas, jornais, tábuas de madeira como apoio e para
enfeitar colocaram miniatura de animais.
Em seguida nos reunimos em volta de cada vulcão para
fazer-los entrar em erupção. Utilizando apenas bicarbonato de sódio, vinagre e suco
em pó, os alunos puderam ver que a erupção de um vulcão resulta num grave
desastre natural, compreenderam a sua estrutura básica e quais os tipos de
materiais são expelidos numa erupção vulcânica.
Uma atividade simples e prazerosa que garantiu a
participação dos alunos e resultou na aprendizagem dos mesmos.
Confira o vídeo da erupção :)
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