terça-feira, 21 de julho de 2015

Origami no Alberto

por Gabriela Chagas

Origami é uma palavra japonesa que significa a arte de dobrar papel para representar animais, plantas, flores, pessoas ou fazer objetos de decoração. Uma arte que ficou tão sofisticada e tão rica em detalhes que hoje grandes artistas conseguem representar de forma perfeita insetos complexos e formas humanas. Alguns origamis, para serem confeccionados, possuem entre 500 e 800 dobras e às vezes podem levar mais de 4 horas para serem dobrados com perfeição.


Essa arte manual pode ser útil no estudo da geometria, pois é evidente a presença de formas geométricas, vários tipos de triângulos, com vários ângulos e formatos. Com o origami também pode ser trabalhado a valorização de culturas diferentes, podem ser criadas histórias sendo representadas pelas dobraduras e muitas imagens dobradas estão relacionadas a elementos da natureza, como plantas e animais podendo assim ser uma metodologia diferente de abordar um determinado conteúdo.


Além disso, o origami proporciona desafios e diversão, aumenta a capacidade de concentração e desenvolve a criatividade e coordenação motora em todas as idades.


Foi pensando nisso, que os alunos pibidianos do Colégio Alberto Rebello Valente desenvolveram uma Oficina de Origami com os alunos do 6º e 7º ano. As crianças obtiveram a oportunidade de conhecer um pouco sobre essa arte oriental, sua história, suas lendas e aprenderam a fazer quatro origamis diferentes. 
















postado por Bernardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário