terça-feira, 18 de agosto de 2015

Aula prática: Transpiração Vegetal

por Gabriela Chagas

Assim como nós, as plantas também transpiram. Nesse processo, elas libertam água em forma de vapor para a atmosfera. Embora faça a planta perder água, a transpiração é importante porque puxa a seiva bruta das raízes e a faz subir pelo caule ate as folhas. A transpiração é um processo invisível, não se vê as folhas “respirando”, então para mostrar aos alunos a transpiração das plantas, foi feita a seguinte prática:

Materiais Utilizados:
- Saco plástico
- Barbante
- Tesoura

 Os alunos cobriram um ramo de uma pequena árvore da escola com o saco plástico e amarraram com o barbante. No dia seguinte a turma foi observar o que tinha acontecido e em textos e desenhos eles relataram a experiência.

Escolha do ramo de árvore para a experiência

Envolver o ramo com um saco plástico, e amarrá-lo com um barbante. Aguardar um dia de incisão solar.

Água líquida proveniente da transpiração.
Alunos fazendo suas anotações sobre o fenômeno.
 Depoimentos:

“Eu confesso que eu achei que a folha fosse morrer sufocada no saco ou pelo menos desmaiar, mas não era uma nem outra. No dia 12 de agosto estava ensolarado e todos nós fomos lá fora e cortamos o barbante, reparamos que o saco estava molhado com água, então deduzi que a sua transpiração (da folha) foi feita e ela soltou água tudo através de gases carbônico e oxigênio. Essas teorias que falei no começo são bobagem, porque a gente deixou o saco preso ali por 24h só e para se matar uma planta (árvore/folha) é preciso mais horas o que não era a intensão.” Mariana C.


“A professora e a turma fes uma pesquisa e usaram saco plástico, barbante e folhas. Nos colocamos o saco plástico e amarramos no galho da árvore. Então no outro dia nos fomos lá e o Gabriel corto e estava cheio de água, porque estava acontecendo a transpiração e não fes a fotossíntese, e essa esperiência foi muito interessante para nosso estudo sobre o ciclo das plantas.” Stefhany S.

“O menino coloco o saco na planta e quando ele tirou estava cheio de água, eu pensei que o saco iria sofocar a planta mais não sofoco e não ficou mucha.” Maria E.

“Nós fizemos uma atividade sobre a transpiração das plantas colocamos em um galho com folhas com folhas, e amarremos, na hora do recreio estava abafado, e no dia seguinte na segunda aula fomos ver o que aconteceu e ela estava com água e as folhas estavam meio fracas em relação as outras folhas”. Kamilly V.


“Todos nós da turma do 6ºA fizemos uma esperiência para nós vermos o que iria acontecer com a planta depois que nós amarrarmos um saco plástico em um galho de uma planta. Para fazer essa esperiencia nós precisaremos de sertos produtos: barbante, saco plástico, uma planta, tesoura. Então nós amarrarmos um saco plástico em um galho. Nós deixamos o saco plástico amarrado na planta por mais ou menos 24 horas então no outro dia no horário da segunda aula então o aluno Gabriel desamarrou o saco plástico e o saquinho estava com bastante água no fundo e com vapor na superfície. Isso tudo aconteceu por causa que uma planta também precisa respirar igual todos os seres vivos ela precisa fazer a fotossíntese e para fazer a fotossíntese ela precisa de água e ar. E sem ar e água ela fica sufocada. Isso aconteceu na nossa esperência ela ficou sufocada e começou a perder liquido por isso aquela água no fundo do saquinho e o vapor no interior do saco plástico. Esse processo é chamado de transpiração.” William K.

“A planta ficou ótima o vapor passou por dentro do saco plástico então a planta não murchou não morreu e não sequou, ou seja a planta transpirou, no começo pencei que iria morrer ou secar mas não a planta pode sobreviver a qualquer coisa menos ao meio ambiente sujo então podemos perceber que as plantas são iguais a um copo de gelo descongelando”. Nadia N.





Nenhum comentário:

Postar um comentário