por Gabriela Chagas
Cata-vento, um instrumento que aparece desde
cidades que precisam da turbina de energia até na mão de crianças que o fazem
de brinquedo. Alguns são belos, outros são funcionais, mas o fato é que o
cata-vento é muito utilizado desde a antiguidade até hoje.
Ajudamos os alunos do 6º ano, que estavam
estudando o ar e suas propriedades, a construir seus próprios cata-ventos. Com
a ajuda deste instrumento eles puderam verificar a existência do ar seu
movimento, sua direção e sua força.
Para construí-lo precisamos apenas de palito de
churrasco, cartolina, tesoura, canudinho e arame. O resultado da experiência
será descrito pelas próprias crianças:
“Na aula
passada fizemos um cata-vento com as professoras de ciências Gabriela e
Juliana. Para essa atividade usamos uma folha, tesoura, lápis de cor, ferro, um
palito de churrasco e canudo. Montemos o cata-vento e na hora de colocar o
ferro o professor João Guilherme nos ajudou. Depois fomos todos lá fora testar
o nosso cata-vento, a professora Adriane teve a ideia para nós corres para o ar
vim no cata-vento e ele girar e foi legal.” K.V.
“Hoje nos aprendemos que agente não vê o ar mas
sentimos quando esta em movimento. Então nos construímos um catavento, e
usamos: um papel quadrado, palito de churrasco, arame e canudo. Quando
terminamos fomos lá fora e o catavento começou a girar bem rápido e foi uma
ótima esperiencia.” S.S
Nenhum comentário:
Postar um comentário