sábado, 10 de outubro de 2015

Cata-vento: um objeto para o estudo do ar

por Gabriela Chagas

Cata-vento, um instrumento que aparece desde cidades que precisam da turbina de energia até na mão de crianças que o fazem de brinquedo. Alguns são belos, outros são funcionais, mas o fato é que o cata-vento é muito utilizado desde a antiguidade até hoje.
Ajudamos os alunos do 6º ano, que estavam estudando o ar e suas propriedades, a construir seus próprios cata-ventos. Com a ajuda deste instrumento eles puderam verificar a existência do ar seu movimento, sua direção e sua força.
Para construí-lo precisamos apenas de palito de churrasco, cartolina, tesoura, canudinho e arame. O resultado da experiência será descrito pelas próprias crianças:

 “Na aula passada fizemos um cata-vento com as professoras de ciências Gabriela e Juliana. Para essa atividade usamos uma folha, tesoura, lápis de cor, ferro, um palito de churrasco e canudo. Montemos o cata-vento e na hora de colocar o ferro o professor João Guilherme nos ajudou. Depois fomos todos lá fora testar o nosso cata-vento, a professora Adriane teve a ideia para nós corres para o ar vim no cata-vento e ele girar e foi legal.” K.V.


“Hoje nos aprendemos que agente não vê o ar mas sentimos quando esta em movimento. Então nos construímos um catavento, e usamos: um papel quadrado, palito de churrasco, arame e canudo. Quando terminamos fomos lá fora e o catavento começou a girar bem rápido e foi uma ótima esperiencia.” S.S

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