quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Aula prática ao ar livre

por Everton Lopes

As aulas práticas podem ajudar no desenvolvimento de conceitos científicos, além de permitir que os estudantes aprendam como abordar objetivamente o seu mundo e como desenvolver soluções para problemas complexos.
As aulas práticas de Ciências proporcionam grandes espaços para que o aluno seja atuante, construtor do próprio conhecimento, descobrindo que a ciência é mais do que mero aprendizado de fatos. Através de aulas práticas o aluno aprende a interagir com as suas próprias dúvidas, chegando a conclusões, à aplicação dos conhecimentos por ele obtidos, tornando-se agente do seu aprendizado.
            Foi com o objetivo de proporcionar aos alunos a oportunidade de visualizar fenômenos físicos relacionados com as propriedades físicas do ar e da água, e contextualizar os conhecimentos adquiridos em sala de aula que o PIBID Biologia UEPG realizou no dia 06/10/2015, na Escola Estadual Alberto Rebello Valente, uma aula prática ao ar livre.


            Materiais utilizados:
Proveta com água (tingida para melhorar a visualização), béquer vazio, bacia com água, erlenmeyer, tubo de ensaio, funil com uma bexiga fixada na extremidade menor, béquer com uma vela de parafina fixada no interior, papel amassado.

Experiência:

 O ar é uma matéria portanto ocupa lugar no espaço: Ao colocar uma bolinha de papel dentro do béquer ela fica cercada de ar, viramos o béquer para baixo e submergimos-lo na bacia de água, de acordo com o princípio da impenetrabilidade, dois corpos não ocupam o mesmo espaço, a água não pode entrar no béquer, pois este já está repleto de ar. Ao retirarmos o béquer percebemos que o papel está seco, mostrando que o ar não entrou no copo.

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