por Everton Lopes
As aulas práticas podem ajudar no desenvolvimento de
conceitos científicos, além de permitir que os estudantes aprendam como abordar
objetivamente o seu mundo e como desenvolver soluções para problemas complexos.
As aulas práticas de Ciências proporcionam
grandes espaços para que o aluno seja atuante, construtor do próprio
conhecimento, descobrindo que a ciência é mais do que mero aprendizado de
fatos. Através de aulas práticas o aluno aprende a interagir com as suas
próprias dúvidas, chegando a conclusões, à aplicação dos conhecimentos por ele
obtidos, tornando-se agente do seu aprendizado.
Foi com o objetivo de proporcionar aos
alunos a oportunidade de visualizar fenômenos físicos relacionados com as
propriedades físicas do ar e da água, e contextualizar os conhecimentos
adquiridos em sala de aula que o PIBID Biologia UEPG realizou no dia
06/10/2015, na Escola Estadual Alberto Rebello Valente, uma aula prática ao ar
livre.
Materiais
utilizados:
Proveta com água (tingida para melhorar a visualização), béquer
vazio, bacia com água, erlenmeyer, tubo de ensaio, funil com uma bexiga fixada
na extremidade menor, béquer com uma vela de parafina fixada no interior, papel
amassado.
Experiência:
O ar é uma matéria portanto ocupa lugar no
espaço: Ao colocar uma
bolinha de papel dentro do béquer ela fica cercada de ar, viramos o béquer para
baixo e submergimos-lo na bacia de água, de acordo com o princípio da
impenetrabilidade, dois corpos não ocupam o mesmo espaço, a água não pode entrar
no béquer, pois este já está repleto de ar. Ao retirarmos o béquer percebemos
que o papel está seco, mostrando que o ar não entrou no copo.
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