quinta-feira, 30 de julho de 2015

Projeto "ARTE CIENTÍFICA" promove tarde de premiação no Colégio Alberto Rebello Valente

por Bernardo Ozorio

Nesta última quarta-feira (29/07), o projeto Arte Científica foi concluído foi concluído com sucesso no Colégio Alberto Rebello Valente, na Vila D.R. da cidade de Ponta Grossa. Projetado pelo acadêmico do PIBID, Bernardo Ozorio, com a supervisão da Professora Adriane Dall'Acqua de Oliveira e acompanhamento de execução por Everton Lopes (acadêmico do PIBID), o projeto finalmente revelou os ganhadores do concurso cultural de arte científica.

Para compor a banca avaliadora do concurso, estiveram presentes a Professora Dalva Cassie Rocha (Coordenadora do sub-projeto Ciências Biológicas/UEPG), a Professora Maria Odete Tenreiro (Coordenadora geral PIBID/UEPG), a Professora Jesiane Batista (Microbiologia/UEPG), o Professor Mateus Henrique Santos (Evolução/UEPG), a acadêmica do PIBID Ciências Biológicas Barbara Ressetti, e o acadêmico de Letras Português/Inglês Luiz H.Ferreira.

As obras de arte produzidas pelos alunos tomaram conta do pátio do colégio, e cada pintura foi imortalizada em forma de caneca personalizada. As canecas foram distribuídas aos autores das obras, e quem não participou do projeto também ganhou um exemplar, com o logotipo do projeto.

No final do evento, os professores da UEPG puderam trocar experiências com a comunidade escolar durante uma confraternização. A experiência foi de grande valor para todos os envolvidos no processo. O Grupo PIBID BIOLOGIA ALBERTO agradece mais uma vez por todo o apoio recebido, primeiramente para a equipe escolar, Diretora Jane que abraçou o projeto, a Claudeniz que por diversas vezes nos socorreu com materiais para o projeto, as tias da limpeza, da secretaria, e todos os professores que dividiram conosco esses momentos dentro da escola. Por fim, gostaríamos de agradecer aos professores que vieram como voluntários para participar do nosso projeto nesta fase final. MUITO OBRIGADO À TODOS!

Canecas personalizadas

Exposição dos trabalhos

Professora Adriane e Everton montando a exposição
Exposição dos trabalhos

Professores avaliando as obras de arte

Confraternização entre os professores

Professoras Dalva e Maria Odete conversando com os alunos

Professora Jesiane, Everton, Professora Dalva, Bernardo, Professora Maria Odete e Professor Matheus

Everton, Professora Dalva, a aluna Naely dos Santos ganhadora do primeiro lugar do concurso, e a Professora Maria Odete

Comunidade escolar reunida no fim do projeto


Para acessar a galeria de fotos com todos os trabalhos e maiores informações do projeto, clique aqui.




terça-feira, 21 de julho de 2015

Origami no Alberto

por Gabriela Chagas

Origami é uma palavra japonesa que significa a arte de dobrar papel para representar animais, plantas, flores, pessoas ou fazer objetos de decoração. Uma arte que ficou tão sofisticada e tão rica em detalhes que hoje grandes artistas conseguem representar de forma perfeita insetos complexos e formas humanas. Alguns origamis, para serem confeccionados, possuem entre 500 e 800 dobras e às vezes podem levar mais de 4 horas para serem dobrados com perfeição.


Essa arte manual pode ser útil no estudo da geometria, pois é evidente a presença de formas geométricas, vários tipos de triângulos, com vários ângulos e formatos. Com o origami também pode ser trabalhado a valorização de culturas diferentes, podem ser criadas histórias sendo representadas pelas dobraduras e muitas imagens dobradas estão relacionadas a elementos da natureza, como plantas e animais podendo assim ser uma metodologia diferente de abordar um determinado conteúdo.


Além disso, o origami proporciona desafios e diversão, aumenta a capacidade de concentração e desenvolve a criatividade e coordenação motora em todas as idades.


Foi pensando nisso, que os alunos pibidianos do Colégio Alberto Rebello Valente desenvolveram uma Oficina de Origami com os alunos do 6º e 7º ano. As crianças obtiveram a oportunidade de conhecer um pouco sobre essa arte oriental, sua história, suas lendas e aprenderam a fazer quatro origamis diferentes. 
















postado por Bernardo