quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Aula prática ao ar livre

por Everton Lopes

As aulas práticas podem ajudar no desenvolvimento de conceitos científicos, além de permitir que os estudantes aprendam como abordar objetivamente o seu mundo e como desenvolver soluções para problemas complexos.
As aulas práticas de Ciências proporcionam grandes espaços para que o aluno seja atuante, construtor do próprio conhecimento, descobrindo que a ciência é mais do que mero aprendizado de fatos. Através de aulas práticas o aluno aprende a interagir com as suas próprias dúvidas, chegando a conclusões, à aplicação dos conhecimentos por ele obtidos, tornando-se agente do seu aprendizado.
            Foi com o objetivo de proporcionar aos alunos a oportunidade de visualizar fenômenos físicos relacionados com as propriedades físicas do ar e da água, e contextualizar os conhecimentos adquiridos em sala de aula que o PIBID Biologia UEPG realizou no dia 06/10/2015, na Escola Estadual Alberto Rebello Valente, uma aula prática ao ar livre.


            Materiais utilizados:
Proveta com água (tingida para melhorar a visualização), béquer vazio, bacia com água, erlenmeyer, tubo de ensaio, funil com uma bexiga fixada na extremidade menor, béquer com uma vela de parafina fixada no interior, papel amassado.

Experiência:

 O ar é uma matéria portanto ocupa lugar no espaço: Ao colocar uma bolinha de papel dentro do béquer ela fica cercada de ar, viramos o béquer para baixo e submergimos-lo na bacia de água, de acordo com o princípio da impenetrabilidade, dois corpos não ocupam o mesmo espaço, a água não pode entrar no béquer, pois este já está repleto de ar. Ao retirarmos o béquer percebemos que o papel está seco, mostrando que o ar não entrou no copo.

sábado, 10 de outubro de 2015

Cata-vento: um objeto para o estudo do ar

por Gabriela Chagas

Cata-vento, um instrumento que aparece desde cidades que precisam da turbina de energia até na mão de crianças que o fazem de brinquedo. Alguns são belos, outros são funcionais, mas o fato é que o cata-vento é muito utilizado desde a antiguidade até hoje.
Ajudamos os alunos do 6º ano, que estavam estudando o ar e suas propriedades, a construir seus próprios cata-ventos. Com a ajuda deste instrumento eles puderam verificar a existência do ar seu movimento, sua direção e sua força.
Para construí-lo precisamos apenas de palito de churrasco, cartolina, tesoura, canudinho e arame. O resultado da experiência será descrito pelas próprias crianças:

 “Na aula passada fizemos um cata-vento com as professoras de ciências Gabriela e Juliana. Para essa atividade usamos uma folha, tesoura, lápis de cor, ferro, um palito de churrasco e canudo. Montemos o cata-vento e na hora de colocar o ferro o professor João Guilherme nos ajudou. Depois fomos todos lá fora testar o nosso cata-vento, a professora Adriane teve a ideia para nós corres para o ar vim no cata-vento e ele girar e foi legal.” K.V.


“Hoje nos aprendemos que agente não vê o ar mas sentimos quando esta em movimento. Então nos construímos um catavento, e usamos: um papel quadrado, palito de churrasco, arame e canudo. Quando terminamos fomos lá fora e o catavento começou a girar bem rápido e foi uma ótima esperiencia.” S.S